[RESENHA] O Lar da Srta Peregrine Para Crianças Peculiares: A Convenção das Aves [Livro #5]
Olá leitores!
Páginas: 320 | Autor: Ransom Riggs | Editora: Intrínseca | Ano: 2020 | Gênero: Fantasia, Infanto-juvenil | Tradutores: Giu Afonso e Rayssa Galvão
*Contém spoilers dos volumes anteriores
Após um ano de espera, o quinto livro da série O Lar da Srta Peregrine Para Crianças Peculiares já está à venda. Eu gostei muito de acompanhar esses livros, e cheguei a pensar que este era o último volume. Porém com o final bombástico deste volume, já adianto que com certeza terá mais histórias vindo por aí.
Como de costume, os livros da série sempre iniciam exatamente onde o anterior finaliza. Isso deixa a história sem interrupção e sem tempo para os personagens respirarem. O resultado é um ritmo mais frenético e sem pausa.
Aqui, Jacob havia encontrado um caçador de etéreo, amigo de seu avô, e também uma garota procurada por vários peculiares. O motivo é um pouco vago, mas ela parece pertencer a uma profecia que anuncia algo relacionado ao mundo peculiar.
Jacob a encontra e segue em uma missão para salvá-la. Até o final de Mapa dos Dias, ele havia brigado com seus amigos e estava sozinho e a mercê da sorte. No início deste livro, já podemos matar a saudade dos protegidos da Srta Peregrine. Como um exemplo de amizade, os amigos de Jacob sempre deixam nosso oração quentinho por sempre serem leais.
Noor, a garota resgatada por Jacob é imediatamente integrada ao mundo peculiar. Ela provavelmente será uma personagem importante futuramente, por conta de toda a importância que o autor dá a ela. Como não faltam perigos para o mundo peculiar, há mais desafios a serem feitos nos EUA.
O mundo peculiar nos EUA é algo que não me acostumei imediatamente, assim como Noor, mas foi algo que acabei aceitando e esperando ver no que vai dar. Algo novo atribuído neste novo livro, foi a questão do governo das Ymbrynes sobre os peculiares. É como se fosse uma monarquia. Não há votação, os consensos são feitos entre elas, assim como toda decisão tomada. Isso era algo da qual já me perguntava, e os personagens discutem sobre isso aqui, dando uma abertura para uma possível mudança.
Algo que eu estava relutante em comentar, era o relacionamento de Emma e Jacob. Eles foram um casal por cinco livros e em Mapa dos Dias, depois de uma briga, o namoro acabou. No início da série era bem estranho Jacob namorar a ex do seu avô, porém depois de altos e baixos, e cinco livros, eu já tinha me acostumado 100% com a ideia.
Contudo, em A Convenção das Aves, o autor muda o interesse amoroso de Jacob. O problema não teria sido tão grande se isso não acontecesse de forma tão de repente. Com novas descobertas como seus dons, e o que pode fazer com eles, Jacob evolui bastante no decorrer dos livros. Entretanto algo sempre fixo era seu relacionamento inabalável com a Emma. Após o término, imaginei que eles iriam reatar em algum momento, ou se não fossem reatar, eles iriam ficar sozinhos.
Esse meu pensamento foi por água abaixo quando ele passa a ter um novo interesse amoroso logo após o término com a Emma. Não culpo o personagem pelo erro. Na verdade, o que ficou incoerente foi o espaço de tempo para o romance ocorrer, assim como o contexto para acontecer. Isso foi algo tão abrupto que não consegui focar totalmente na história do livro.
O que era para ser um romance para aliviar a tensão, ficou algo forçado e sem muita química. A personagem Emma, que era bem presente, assim como Jacob, ficou desfalcada por conta do novo romance dele. É como se ela tivesse sido afastada tão rapidamente que as vezes ainda demorava para se acostumar com a falta dela.
Ficou algo bem difícil de se acostumar e por consequência, acabei desanimando bastante com a história. Por fim, o final foi extremamente apreensivo e um sufoco. Foi um gancho perfeito para um próximo volume, e posso dizer que fiquei com meu coração saindo pela boca, tamanho desespero. Com isso, posso presumir que venha mais livros da série.
Dentre todos os livros deste universo, este é o mais curto, e continua tendo fotos em sépia e preto e branco que já é marca registrada da série. A fluidez da leitura continua tão bem que nem o fato de eu não ter gostado de alguns detalhes, me impediu de finalizar o livro tão rapidamente.
VEJA A RESENHA DE O LAR DA SRTA PEREGRINE PARA CRIANÇAS PECULIARES
VEJA A RESENHA DE CIDADE DOS ETÉREOS
VEJA A RESENHA DE BIBLIOTECA DAS ALMAS
VEJA A RESENHA DE MAPA DOS DIAS
ADQUIRA OS LIVROS NA AMAZON:
Oi, Leyanne como vai? Eu li os dois primeiros livros desta série, depois me desanimei por continuá-la, pois não gostei tanto assim destes livros. Embora eu ainda pretenda terminar esta série, mas não é uma meta estipulada por mim, talvez eu finalize, talvez não. Que bom que você esteja acompanhando a série até o fim, e que este volume lhe agradou, embora com algumas ressalvas. Ótima resenha. Abraço!
ResponderExcluirhttps://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/
Olá,
ResponderExcluirAcho tão linda as edições desses livros. Dá vontade de ter todos na estante. Eu vi só o filme, e fiquei morrendo de vontade de conhecer o resto da história.
Muito doido isso da ex do avô kkkkk
até mais,
Canto Cultzíneo
Eu só vi o filme e parei por lá mesmo. Nunca foi uma história que me chamasse tanta atenção, sendo sincera...
ResponderExcluirBeijos
Balaio de Babados
Oi Ley, eu acho um arraso essas capas, as composições e como ficam bonitas, com todos os livros da série!
ResponderExcluirEu infelizmente não li o primeiro livro ainda, e só tenho o primeiro volume, e sinceramente amiga, não sei se irei ler sabe. Acabei vendo o filme e quando vejo a adaptação dificilmente sigo adiante!
Espero que o próximo volume, se houver te conquiste mais e que bom que apesar das ressalvas conseguiu finalizar a leitura!
Beijos Mila
Daily of Books Mila
Oi Leyanne, tudo bem?
ResponderExcluirPena que o livro não atendeu a todas as expectativas. Mas que bom que ainda assim foi rápido e tranquilo de ler.
Esse universo não me chama muito a atenção, então acredito que por isso não leria. :(
Beijos,
Priih
Infinitas Vidas